Como fazer um mini lago artificial

Antes de mais nada saber como fazer um mini lago artificial pode salvar a decoração do seu jardim e consequentemente da sua casa. Pensar em ter um lago artificial com peixes não é coisa de outro mundo porém, saber como fazer é a interrogação. Entretanto,  qualquer pessoa com um pouco de criatividade pode projetar o seu laguinho.

Sendo assim, hoje faremos uma analise do lago artificial mostrado no vídeo abaixo, assista e depois continuamos…

Saber como fazer um mini lago artificial faz a diferença em um projeto simples

Vamos há alguns pontos importantes da nossa analise…

Qual é o melhor local para construir um laguinho artificial?

Já me deparei com pessoas que gostariam de ter um lago em casa, mas se frustraram ao ouvirem dizer que o espaço era muito pequeno. Entretanto, mesmo em espaços pequenos é possível construir o seu mini lago artificial. Mesmo em ambientes sem a incidência de luz solar diretamente um lago vai muito bem.

Alguns cuidados na hora de escolher o local do seu lago

Sobretudo saber como escolher o local para a construção do seu mini lago artificial é importante para o sucesso do projeto. Assim trouxemos algumas dicas que poderão lhe ajudar nessa escolha. Lembrando que nosso objetivo é ajudar-lhe saber como fazer um mini lago artificial.

  • Não escolher locais embaixo de arvores que soltam folhas, flores, frutíferas, etc. Isso pode se tornar um problema para o seu sistema de filtragem e manutenção do lago. Além dissoLogo, resíduos orgânicos que caem na água podem também alterar a composição química e prejudicar os peixes.
  • Locais com crianças devem ter uma atenção especial. Especialmente relevante é a presença de crianças no local. Portanto não tem como fazer um mini lago artificial sem levar esse detalhe a sério, pois elas não possuem a noção de perigo. Sendo assim prefira lagos mais rasos e até dificulte o acesso dos pequeninos ao laguinho.
  • Cuidado com terrenos com incidência de inundações. Outro fator importante e que precisa ser observado são os locais propicios a inundações. Portanto leve isso em consideração na hora de construir o seu mini lago artificial.

Analisando o vídeo Jardim com lago artificial:

O corredor

como fazer um mini lago artificial
  • O corredor é muito estreito. Seria aqui um local ideal para um mini lago?

Veja que o corredor é bem estreito, ainda assim o projeto de jardinagem fez total diferença no espaço.  

como fazer um mini lago artificial
O Jardim se tornou uma cerca viva delimitando o corredor (Foto: http://lagoartificial.com)
  • O jardim se tornou uma cerca bem diversificada: Especialmente relevante neste projeto é a harmonia trazida pela distribuição das plantas corretamente. Sobretudo como uma cerca viva, as plantas trouxeram amplitude ao espaço, além de delimitarem o corredor. Assim ficou fácil saber que o ambiente pede um mini lago artificial como complemento da sua beleza.
saber fazer um mini lago artificial passa pela jardinagem
Jardinagem bem elaborada escolha cerda das plantas (Foto: http://lagoartificial.com)
  • Escolha das plantas para o jardim. Outro fator muito importante é observar a atenção dada à escolha das plantas para o jardim. Assim embora seja um ambiente pequeno, as plantas se harmonizam com o mini lago e sua cascata ornamental. Nota-se que os papiros plantados no corredor, trazem a sensação de que existe um laguinho logo ali. Consequentemente vontade de conhece-lo.
Banco de pedra no paisagismo
Banco de pedra dando um charme a paisagem (Foto: http://lagoartificial.com)
  • A utilização de pedras com tamanhos variados: Finalmente, outro ponto interessante foi a utilização correta das varias formas de pedras neste projeto.

Começando pelo caminho no corredor, formado por pedras de vários tamanhos.

Assim, o próprio jardim é envolvido por pedras grandes e pequenas.

Um destaque também ao banco de pedra dando um charme todo especial  a paisagem.

O Mini lago artificial com cascata

Saber como fazer um mini lago artificial, utilizando corretamente diversos tamanhos de pedras foi fundamental. Entretanto não podemos deixar de ressaltar a importância de uma jardinagem bem feita e harmoniosa.

mini lago artificial com cascata
Saber como fazer um mini lago artificial faz total diferença
  • Utilização correta das pedras

No vídeo em questão a utilização das pedras, trouxe ao mini lago uma amplitude para quem olha. Assim o lago aparenta ser bem maior.

O mais notável é que o lago não ficou perdido na decoração mas sim como parte dela, um conjunto. Isto se deu porque o projeto foi visto antes como um todo. Por outro lado não se pensou nos elementos em separado, (lago, jardim e decoração), e sim no conjunto. Assim o laguinho decorativo foi o fechamento do trabalho feito no corredor e vice versa.

visão panoramica do mini lago artificial e o corredor jardim
Visão panoramica mostra a harmonia do lago e o jardim no corredor
  • A vegetação

Muito importante observar, que embora os papiros se destacassem no lago, a jardinagem não foi o foco principal do lago. Mas sim um complemento harmonioso, fazendo saltar a beleza dos detalhes do próprio mini lago artificial.

  • Profundidade do lago e o tamanho dos peixes

Observa-se que o mini lago artificial é raso. Igualmente os peixes utilizados também são pequenos, fazendo com que o lago tenha uma aparência maior.

laguinho raso e peixes pequenos
Lago raso e peixes pequenos

Se os peixes fossem muito grandes, o lago aparentaria ser pequeno…

Assim é importante observar esses dois detalhes quando estiver estudando como fazer um mini lago artificial em sua casa.

Como fazer um mini lago artificial na prática

Após as analises anteriores, vamos saber como fazer um mini lago artificial agora

  • Antecipadamente defina o tamanho e a profundidade do lago.
  • Da mesma forma defina o formato do lago.
  • Defina o paisagismo e a jardinagem (Quais plantas, pedras, etc…)
  • Conforme o modelo do seu mini lago artificial é necessário definir a iluminação.
  • Definir o local do sistema de filtragem.
  • Etc…

Neste momento é importante fazer um desenho, para ter uma ideia do seu projeto. Não precisa ser uma super produção, mas sim para que você se oriente e não se perca.

Tipos de mini lagos

O mini lago artificial pode ser de alvenaria ou de lona.

Mini lago artificial de alvenaria

É possível construir seu mini lago artificial de alvenaria, levando em consideração a impermeabilização de todo o lago.

Este é o processo mais utilizado na categoria dos mini lagos. Existe uma infinidade de produtos impermeabilizantes que podem ser utilizados em lagos e não provocam alteração na água.

Em qualquer depósito, casa de material de construção, você pode perguntar e tirar suas duvidas sobre o melhor produto para o seu projeto.

Lago artificial de lona ou manta de impermeabilização

Um lago maior feito em um terreno pode ser impermeabilizado com manta própria para esse fim, encontrada no mercado.

Neste caso é necessário se preocupar com a preparação do terreno, removendo pedras e raízes, evitando furos na manta provocando vazamento do lago.

Após todos os passos anteriores agora é a hora da criatividade na decoração do seu mini lago artificial

Finalmente, aqui você pode abusar da criatividade, sem perder aquele senso de harmonia, lembrando que cada coisa no seu devido lugar… Nem a decoração, nem a jardinagem e muito menos o lago concorrem entre si, mas se harmonizam. Fazem parte do conjunto e isso é o que deixa encantador.

Dica sobre plantas: O ideal é plantar em vasos, pois dependendo da espécie dos peixes em mini lagos eles atacam e destroem a vegetação. Isso não quer dizer que você não possa ter plantas submersas e flutuantes, isso fica ao gosto e tempo para manutenções…

Filtragem em mini lagos artificiais

Para mini-lagos, existem uma infinidade de produtos disponíveis em lojas especializadas. Filtros, bombas, etc… Porém é possível que você mesmo construa o seu filtro caseiro, economizando um bom dinheiro.

Filtro caseiro feito com caixa organizadora

Um sistema de filtragem maturado e um lago com a biologia formada ficam mais fácil sua manutenção e sobrevida dos peixes. Porém não se preocupe no inicio, pois essa maturação leva algum tempo para acontecer.

Conclusão

Enfim afirmamos que saber como fazer um mini lago artificial pode mudar a decoração do seu quintal e valorizar a sua casa. Sobretudo pode trazer muitos beneficios a quem parar para aprecia-lo.

Definitivamente, um mini lago só proporciona prazer, pois traz a natureza mais próximo a você. Dessa forma todos os frequentadores do ambiente se sentirão mais felizes e completos.

O lago artificial traz muitos beneficios a sua saude, portanto vale a pena você ter um em casa e desfrutar do bem estar promovido pela natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *