Lagos de Jardim – Forte tendência do paisagismo

Lagos de jardim – Forte tendência do paisagismoLagos de jardim chamam a atenção não só pela beleza, mas também pela tranquilidade que eles proporcionam. Oriunda dos diversos sons produzidos e a diversidade de vida presente, esta tranquilidade ajuda a esquecer dos problemas. Cuidar de um lago de jardim traz muitos benefícios à saúde além de ser um passa tempo prazeroso.

Não é difícil criar um ambiente equilibrado e relaxante, desde que observados algumas dicas básicas a serem seguidas.



Bons lagos de jardim precisam de bons planejamentos

A construção de lagos de jardim de sucesso devem começar pelo planejamento. É preciso definir o tamanho do lago levando em consideração o espaço, o local ideal, recursos financeiros e futuras manutenções para uma boa qualidade da água.

Pontos importantes no projeto de um lago

1) Tamanho do lago e profundidade

Se o seu ambiente disponibiliza um bom espaço, pense em uma superfície com aproximadamente 10 m2,  com profundidades variando entre 80 e 120 cm para um melhor equilíbrio biológico,  levando em consideração o formato do lago.Isso para lagos maiores, sendo que você pode optar também por pequenos lagos ornamentais.

2) Escolhendo o local correto para construção do seu lago de jardim

A escolha do local deve considerar eventuais árvores que estejam próximas, sendo desaconselhável a construção nestes locais para evitar a queda de folhas que podem poluir o lago. Um dos graves problemas também são as raízes que podem comprometer a estrutura desse pequeno paraíso.




3) Atenção com a qualidade da água

Não menos importante é manter a qualidade da água, neste caso se faz necessário a instalação de filtros que podem ser caseiros ou encontrados em lojas especializadas.

Os tipos de filtros mais usados são:

Mecânico: ( a parte de filtragem mecânica é composta geralmente por espumas e lãs, retendo as partículas maiores, sendo a primeira filtragem do lago)

Biológico: (são formados por diversos substratos que favorecem o crescimento de bactérias benéficas, responsáveis pela degradação dos compostos nitrogenados que podem ser tóxicos aos peixes.) e

UV (ultravioleta): Neste filtro a água circula por um compartimento fechado, onde sofre a ação de luz ultravioleta. Agem sobre as microalgas, bactérias e protozoários, contribuindo para manter a água cristalina e biologicamente sadável, além de colaborar na prevenção de doenças.

Os filtros devem fazer parte do projeto,  devendo estar em local acessível de fácil manutenção. Os filtros biológicos e mecânicos necessitam de trocas periódica de mídias para uma boa qualidade da água.



4) Quanto posso e quero investir nesse projeto

Antes de avançarmos ao próximo tópico precisamos observar a importância de ter claro o alcance financeiro do projeto. Partindo deste princípio fica mais fácil determinar o tipo do lago. Lagos pré fabricados, laguinho de jardim com cascata, pequenos lagos ornamentais e outros..

Como Construír um lago artificial de jardim

Existem diversas maneiras e materiais para a construção de um lago partindo do principio  de quanto se pretende investir nesse projeto, como abordamos anteriormente.

Tipos de materiais para o lago

  • Os mais baratos e práticos são feitos de fibra-de-vidro ou plástico. (material de piscinas).  Para a colocação destes lagos pré fabricados é só escavar o local e instalar a peça e os equipamentos.
  • No entanto os mais utilizados são: Lago de Alvenaria e lona.

A Alvenaria é mais utilizada na elaboração dos pequenos lagos ornamentais. Muito presente em laguinho de jardim com cascata, se adéqua a qualquer projeto. As Lonas também utilizadas em pequenos lagos, são mais presente em lagos maiores, onde servem de impermeabilizante ao terreno escolhido e cavado préviamente.

Curta nossa página http://facebook.com/lagoartificial



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *