Peixe morre pela boca – Cuidado com a alimentação dos peixes

Primeiramente quero relembrar o ditado que diz “peixe morre pela boca”. Em segundo lugar, com essa frase em mente, o criador precisa ter a consciência de que o peixe precisa de alimentação com ótima qualidade. Assim terá a segurança de haver suprido todas as carências nutricionais dos seus animaizinhos. É especialmente relevante entender que como os humanos precisam de alimentação equilibrada para ter saúde os peixinhos também necessitam.

peixe morre pela boca alimentação dos peixes ornamentais

O ditado peixe morre pela boca x peixes ornamentais

Normalmente usa-se o ditado peixe morre pela boca para se referir a uma pessoa que fala sem pensar, fala demais. Entretanto esse ditado também é usado para se referir, em alguns momentos, àquela pessoa que come descontroladamente.

Tanto quanto os seres humanos, os peixes ornamentais podem desenvolver o hábito de comer descontroladamente. Isso devido à falta de conhecimento do criador principiante ou principalmente em casas que possuam crianças, pois essas adoram alimentar os peixes ornamentais.

crianças adoram alimentar os peixes ornamentais mas o peixe morre pela boca

Alimentação dos peixes pelos principiantes no hobby

Parece que a maioria dos iniciantes no aquarismo sente prazer em ver os peixinhos se alimentarem. Assim sempre que os peixes sobem dando a entender que pedem comida o aquarista coloca mais ração para vê-los saciados.

Realmente é prazeroso contemplar a agitação dos peixes ao se alimentarem, porém se mantida essa pratica pode trazer sérios prejuízos aos peixes e ao habitat.

Morrem mais peixes pelo excesso do que pela falta de alimentação

Ao longo do tempo em que crio peixes ornamentais, observei que os peixes podem se tornarem compulsivos quanto à alimentação. Portanto o criador dever se controlar para não achar que o animal necessita de comer quando já foi alimentado.

Minha experiência após um ano de observação das carpas ornamentais

Por uma circunstância da vida sofri um acidente e precisei ficar por um ano longe de casa. Assim o meu filho quando podia alimentava as carpas, no entanto não com a frequência com que eu fazia antes. Sobretudo eu me preocupava, pois estava acostumado a alimenta-las varias vezes ao dia.

O mais notável é que mesmo seguindo uma rotina rigorosa de alimentação, ainda assim eu perdi algumas carpas em períodos curtos.

Minha surpresa após um ano longe de casa

Em primeiro lugar após um ano longe de casa retornei e pude constatar que realmente o peixe morre pela boca. Pois como resultado dessa nova rotina percebi que as carpas estavam mais bonitas e saudáveis. Portanto para minha surpresa, nenhuma delas morreu pelo contrário, estão bem mais lindas. Lembrando que isto devido à nova rotina nutricional dos peixes forçadamente empregada.

o peixe morre pela boca

Normalmente o peixe morre pela boca e o resultado do excesso na água

Em segundo lugar a qualidade da água apresentou uma considerável melhora, pois os excessos também geravam mais resíduos. Consequentemente a qualidade da água piorava exigindo maior manutenção dos filtros e do meu mini lago artificial.

Conclusão

Concluo afirmando que morrem mais peixes pelo excesso de alimentação do que pela falta dela. Portanto aconselho aos amigos que não exagerem, na duvida é melhor não colocar mais ração do que achar que o peixe ainda está com fome e perder o controle. Entretanto nunca se descuide de uma alimentação completa nutricionalmente, pois isso trará muitos benefícios aos seus lindos peixes ornamentais. Assim guarde esse ditado popular para aplica-lo ao seu manuseio com os peixes “peixe morre pela boca“.

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *