Alimentação dos peixes ornamentais – Nutrição um desafio para os criadores
A alimentação dos peixes ornamentais é fundamental para a manutenção de boa saúde e bem estar. A nutrição em alguns casos não é vista como prioridade, levando a perda e fragilidade dos animais. Assim como nós e qualquer animal de estimação, a alimentação dos peixes ornamentais deve ser levada a sério.
Portanto, peixes criados em cativeiros devem receber da alimentação os nutrientes necessários para a saúde conforme a necessidade de cada espécie. Assim, carencias nutricionais debilitam os peixes. Um exemplo é alimentar Bettas com ração de Kinguios, gerando graves problemas e morte prematura.
>>Aprenda a criar Betas saudáveis – Clique<<
As necessidades podem variar conforme a espécie. Entretanto se no aquário ou lago artificial cria-se peixes carnívoros, há uma necessidade de alimentos com alto teor de proteína. Por outro lado, peixes herbívoros requerem teores bem menores deste nutriente. No entanto grande parte dos criadores amadores não levam isso em consideração e convivem com mortes que poderiam ser evitadas.
Alguns desafios na alimentação dos peixes ornamentais
►Um desafio na alimentação dos peixes é suprir as necessidades de cada espécie levando em consideração a alimentação que tinham em seus habitat
Para vencer esse desafio deve-se ter conhecimento da espécie, como tamanho, hábitos (se noturno, diurno), se alimentam-se na superfície ou meia água. Todos estes fatores são importantes na escolha da alimentação. De posse destas informações você pode encontrar no mercado a ração correta e balanceada. Também pode escolher melhora a alimentação natural para o seu tipo de peixe.
►Quantas vezes ao dia o peixe de aquário come
É bom levar em consideração que não existe uma regra 100% correta para a alimentação dos peixes. Isso pode variar conforme as espécies e os hábitos impostos pelo criador e etc. Sendo assim o mais aconselhável é que a alimentação dos peixes ornamentais seja feita em pelo menos 3 (três) vezes ao dia.
►Quantidade a ser administrada em cada refeição
Mais uma vez vamos levar em consideração a diversidade das espécies que pode levar a uma variação deste fator. Uma dica é administrar a alimentação dos peixes ornamentais de maneira que sejam consumidas entre 2 e 3 minutos, não ficando resíduos no aquário. Os resíduos deixados pelo excesso na alimentação polui a água e provoca diversas doenças nos peixes ornamentais.
>> Como fazer um mini lago artificial<<
A alimentação dos peixes ornamentais X Aquarios comunitários
A maioria dos criadores torna os aquários comunitários reunindo diferentes espécies. Com isso o processo de alimentação de peixes ornamentais torna-se mais complexo, pois se deve dispor de maior variedade de rações.
É importante a variação da alimentação, pois promove uma nutrição mais completa do ponto de vista nutricional. A mudança ajuda também na mudança da rotina do peixe ajudando a combater o stress. Em um aquário comunitário é bom utilizar rações com formatos, cores e sabores diversos isto é benéfico aos habitantes dos aquários e lagos comunitário.
A alimentação equilibrada favorece a coloração do peixe ornamental
Para desfrutar de exemplares coloridos e saudáveis como carpas coloridas, a pigmentação do peixe depende da riqueza nutricional. Logo, quando o peixe esta sem brilho e com coloração fraca pode observar que a nutrição esta pobre. Entretanto para solucionar é só melhorar a qualidade da ração do peixe ornamental que ele começara a definir melhor a coloração.
►Curta a página lago artificial no facebook
Veja estas carpas coloridas gigantes, as cores mostram que estão bem tratadas